Reconhecer sua proficiência na Alemanha será um divisor de águas na sua carreira!
Meu diploma será reconhecido na Alemanha?
A lei de determinação da qualificação profissional (BQFG) regula o processo de homologação para as profissões que se enquadram na competência da federação. Ela assegura que o órgão competente examine a equivalência da sua qualificação profissional obtida no estrangeiro com a profissão de referência alemã. Com isso, o candidato a uma vaga de trabalho tem o direito legal de verificação da equivalência da sua qualificação profissional estrangeira com um diploma profissional alemão, independente da sua nacionalidade.
É realmente importante solicitar a homologação de meus diplomas?
Sem sombra de dúvidas! A homologação abrirá muitas portas e permitirá que você seja remunerado de acordo com as suas qualificações.
É possível dar entrada com o pedido de homologação diretamente do seu país, antes mesmo de viajar, independentemente da sua nacionalidade ou autorização de residência.
Após apresentar a documentação, é realizada uma verificação comparativa para identificar se existem diferenças consideráveis entre sua formação profissional no país de origem e a formação profissional alemã. Se for este o caso, essas diferenças podem ser eventualmente compensadas por outras qualificações ou experiência profissional. Se os seus documentos/certificados não forem suficientes para a avaliação da sua formação profissional, em algumas profissões é possível, também, realizar uma análise das qualificações por meio de um teste e entrevistas.
A sua formação profissional, realizada no seu país de origem, pode ser comparada com os requisitos dessa profissão na Alemanha. Vamos descobrir se sua profissão é regulamentada ou não-regulamentada. Os processos de validação de proficiência e os respectivos valores a serem investidos diferem entre estas duas categorias. Vamos orientá-lo neste quesito para que possa diminuir os custos e otimizar o tempo desprendido no processo.
As profissões na Alemanha podem ser:
- Regulamentadas:
tanto alemães quanto estrangeiros só podem trabalhar se tiverem um título profissional reconhecido. Para as denominadas profissões regulamentadas, a homologação de diplomas obtidos em um país estrangeiro é necessariamente obrigatória. Essas encontram-se, sobretudo, no setor da saúde (por exemplo, médicos, enfermeiros, etc.), assim como no setor social e pedagógico.
- Não regulamentadas: a maioria das profissões não é regulamentada. Neste caso, o órgão competente verificará apenas se a qualificação profissional estrangeira é equivalente a uma alemã correspondente. Essa verificação de equivalência é feita com base em certos critérios formais, como o conteúdo, a duração dos estudos e a experiência profissional do interessado. Mas é indicado fazer, pelo menos, a validação da proficiência. Uma verificação das suas qualificações é, entretanto, apropriada para que empregadores e empresas possam melhor avaliar as suas aptidões e conhecimentos.
Quais os resultados possíveis?
Vários! Existe uma gama de possibilidades para o profissional, independentemente da homologação ter sido total, parcial ou nula. Vamos esclarecer-lhe todos os aspectos durante a consultoria.
Antes de iniciar com o processo, é imprescindível que você conheça bem o país onde pretende viver e trabalhar. Pesquise o suficiente e tome a decisão com um propósito firme e com metas definidas.
Durante a nossa consultoria apresentaremos excelentes fontes de pesquisa e material informativo para que você tenha uma experiência prazerosa e de sucesso.
SOBRE A CONSULTORIA
COMO FUNCIONA:
Escreva-nos um e-mail comentando seus interesses.
- Agendamos uma consulta inicial totalmente grátis, com duração aproximada de 30 minutos.
- Definimos a estratégia e fechamos um pacote incluindo os serviços exatos de acordo com as suas necessidades.
- Depois de assinado o termo de confidencialidade, damos início ao trabalho.
- Passo 1: Avaliação
dos seus interesses e pesquisa necessária junto aos órgãos competentes alemães.
- Passo 2: Assessoria
em avaliação e adaptação do CV segundo os padrões exigidos na Alemanha.
- Passo 3: Acompanhamento
durante o processo de envio da documentação aos órgãos competentes até a resposta definitiva.
DURAÇÃO:
- Esta assessoria poderá abranger um período de até 3 meses, o que corresponde ao intervalo entre o tempo de tramitação e a resposta final do órgão competente.